Sobre o Blog

O objetivo deste blog é propor um olhar sobre o Recôncavo da Bahia de Todos os Santos a partir da freqüentação de seu patrimônio cultural tangível e intangível.

O Recôncavo é um daqueles lugares que desde sempre recebeu todo tipo de viajantes e aventureiros dos mais diversos lugares do planeta. Território portuário, de intensa atividade comercial e militar, tornou-se espaço privilegiado para as trocas que enriqueceram o patrimônio cultural do território.

HARTT, Charles Frederick. Disponível em Biblioteca Brasiliana http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/016510904

HARTT, Charles Frederick. Biblioteca Brasiliana (www.brasiliana.usp.br)

O mapa ao lado foi feito por Charles Frederick Hartt (1840-1878), um dos muitos naturalistas que visitaram o Brasil no século XIX.  Vemos nele alguns rios que correm para o mar. Um deles é o Paraguaçu, no canto inferior à esquerda. Subindo esse rio temos Cachoeira. Até aqui se vinha de barco. Para continuar o caminho para o interior, somente por via terrestre. Daqui se partia para Feira de Santana, e de lá para o sertão.

A partir do século XVI gente do mundo passou a se encontrar em Cachoeira e cercanias. Todo o contato com o interior se realizava por intermédio desta vila. As notícias circulavam por aqui, assim como o dinheiro. Há uma energia comum às cidades portuárias, estejam elas na Costa da África, no Mediterrâneo ou na Bahia de Todos os Santos. Era essa a energia que alimentava o Recôncavo.

Enfim, há muito o que dizer sobre esse território. Sobre as muitas etnias africanas e ibéricas que colonizaram a região, sobre as lutas, sobre os costumes, sobre as imagens, objetos, danças, comidas, cheiros, paisagens, músicas, organizações sociais, etc. Felizmente somos bem servidos de informações.

Neste blog pretendo disponibilizar informações que venho coletando desde 2006. O maior desafio é encontrar uma linguagem que possa fazer justiça à beleza do Recôncavo.

4 Respostas para “Sobre o Blog

  1. grande hugo,
    seu blog está ficando lindo, cara. ótima contribuiçao para pesquisadores e curiosos.
    maravilha!!!!!
    abs
    claudio manoel

  2. Sérgio Augusto

    Parabéns, muito bom!
    Como sempre… um trabalho limpo e compentente.
    Contine assim
    Forte Abraço

  3. Muito bom seu blog, gostaria de ser uma de suas historia do recôncavo,gosto muito de pintar e seria um estimulo p/ mim se você contasse minha historia. muito bom seu trabalho superabraço.

    • hguarilha

      Deonildo, neste momento estou vivendo em Ouro Preto. Vou à Bahia em breve… em que cidade você mora? Deixe um contato, ok? O Blog está desativado neste momento porque o hd onde eu guardava as imagens queimou…. mas vou recuperá-lo assim que tiver tempo, e aí volto a publicar.
      abraços
      Hugo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s